sábado, 16 de julho de 2011

Pilotar o avião / aeronave no Google earth

Após ter entrado no simulador de voo, surge um ecrã inicial (HUD):


  1. Velocidade (nós)
  2. Título
  3. Ângulo de inclinação lateral
  4. Velocidade vertical (pés por minuto)
  5. Sair da funcionalidade simulador de voo
  6. Manete de potência
  7. Leme de direcção
  8. Estabilizador
  9. Elevador
  10. Indicadores de flape e de velocidade
  11. Ângulo de inclinação longitudinal (graus)
  12. Altitude (pés acima do nível do mar)
Para ocultar ou mostrar o HUD, prima H.

É possível utilizar o joystick ou o rato com a funcionalidade de simulador de voo. Para utilizar o rato, clique no rato no centro do ecrã para que o cursor se transforme numa + (cruz). Para colocar em pausa ou retomar o simulador de voo em qualquer altura, prima a barra de espaços.

Para levantar voo, em primeiro lugar prima a tecla Page Up para aumentar o impulso e mover a aeronave pela pista. Após a aeronave estar em movimento, desloque o rato ou o joystick para trás e ligeiramente para baixo. Com velocidade suficiente, levantará voo. Para mudar de direcção ou inclinar a aeronave, execute pequenos movimentos com o rato ou o joystick. Tenha cuidado para não corrigir demasiado. Após as asas estarem niveladas, centre o rato ou joystick. Para ver à volta, prima as teclas de seta + Alt (lento) ou Ctrl (rápido).

Para ajustar o impulso, o estabilizador, o elevador, o leme de direcção, o nariz ou flape de equilíbrio do elevador, consulte os atalhos de teclado.

Nota: Pode baixar aqui PPPFPS Google Earth Tool este programa é bastante completo e permite a inclusão de qualquer coisa que se possa imaginar em termos de MCCEA. Foi desenvolvido para ser utilizado junto com o Portable Flight Planning Software, o programa de planejamento de missões aéreas das forças armadas americanas, mas também pode ser utilizado isoladamente.
Planeman’s KML tool funciona através de uma macro que transforma valores de uma planilha do Excel e arquivos .KML para o Google Earth. Serve principalmente para mostrar os alcances de detecção e engajamento de sistemas de armas. A desvantagem deste é que a visualização é apenas plana e não em 3D como o PFPS Google Earth Tool.

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