Google Earth


O Google Earth continua a atrair a atenção dos jovens, graças à sua capacidade de disponibilizar as informações geográficas do mundo em apenas alguns cliques. Por todo o mundo, os educadores criaram actividades pedagógicas estimulantes que, para além do ensino da geografia, permitem ensinar literatura, história, matemática, ciências da natureza e muito mais.

O Google Earth para a Comunidade de educadores disponibiliza sugestões e truques para utilizar o Google Earth como uma ferramenta pedagógica. Neste site, pode ver planos de aulas para diversos níveis e disciplinas, analisar estratégias de ensino do Google Earth juntamente com colegas, ver trabalhos criados por alunos e verificar como esta ferramenta está a ser utilizada na sala de aula por outros professores.

Galeria Google Earth 

Google Earth for Educators

Mais informações na Wikipédia

Pode baixar gratuitamente o programa aqui!


Google Maps


O Google Maps consiste no mapeamento global disponível, gratuitamente, online.

Pode utilizar o serviço aqui.




Google Street View



O serviços é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão gratuitamente.

Quando foi lançado em 25 de Agosto de 2007, apenas 5 cidades americanas haviam sido incluídas. Desde então já se expandiu para milhares de localizações em alguns países como Estados Unidos, França, Austrália, Japão, Portugal e o Brasil.


Pode obter aqui mais informações



Google Earth Solidário (Outreach)



 Você quer mudar o mundo. Nós queremos ajudamos.

O Google Earth Solidário oferece a organizações sem fins lucrativos e de benefício público o conhecimento e os recursos necessários para tornarem suas causas visíveis e contarem sua história no Google Earth e no Google Maps às centenas de milhões de pessoas que os utilizam


Pode obter aqui mais informações.

Map Compare
 Compare dois mapas lado a lado!
Pode fazer o download gratuitamente aqui!



A seguir dois programas, gratuitos, que funcionam com o Google Earth


GPSBabel


GPSBabel converte waypoints, percursos e rotas entre receptores GPS e programas populares de mapeamento. Também tem ferramentas poderosas para a manipulação desses dados. Pelo achatamento da Torre de Babel, que os autores de vários programas para manipulação de dados GPS impuseram sobre nós, o programa permite a capacidade de mover livremente os nossos dados waypoint entre os diversos programas e hardware que usamos. Nós processamos dados que podem (ou não) ser colocados num mapa, tais como waypoints, percursos e rotas.

Pode fazer o download gratuitamente aqui!
Conversor Online
Nota: Dica do Luís Antunes (Funchal).



POIEditor

Converte dados KML para GPS

Conversor Online


GE-Graph




GE-Graph foi desenvolvido para gerar gráficos a partir de arquivos kml salvos pelo Google Earth.
Os dados também podem ser digitados no aplicativo ou colado de outros aplicativos.
O arquivo gerado pelo GE-Graph podem ser exportados para o Google Earth.

Pode fazer o download gratuitamente aqui!
Nota: Dica do Luís Antunes (Funchal).  

shp2kml: Shape-file to Google Earth

É um conversor de shappe (genero de extensão usada no QGIS ou ARGIS) para KML. Poder visualizar dados editados no QGIS e visualizar e editar no GE.
Pode usar gratuitamente o serviço aqui! 
(nota: Dica Fátima Vale)